Faculdade aos 30

by Thursday, September 14, 2017

This post is also available in: Inglês

Hoje eu me senti na obrigacao de falar um pouco do fato de que estou voltando a faculdade aos 30 anos. Antes das aulas comecarem, eu tentei procurar posts e textos sobre o assunto. Estava com um pouco de ansiedade e medo de voltar pra sala de aula e queria ler sobre experiencias parecidas. Acho que eu estava buscando uma palavra amiga de que tudo vai ficar bem.

Essa e minha terceira semana de aulas, e eu ja tenho milhares de textos pra ler, quizes pra me preparar e provas agendadas. E apesar de toda a pressao dos professores e de mim mesma eu estou animada pra obter novos conhecimentos e sair da minha zona de conforto.

Pra quem nao conhece minha historia, aqui vai um pequeno resumo. Eu sou formada em Gestao de Turismo no Brasil, possuo um diploma tecnologico e desde que voltei pros EUA encasquetei na cabeca que tiraria meu bacharel. Por muitos anos, eu nao tinha muita certeza da formacao que queria ter, ou que tipo de carreira eu gostaria de seguir. Eu trabalhei em turismo e hotelaria, tenho experiencia em escritorio, mas essas areas nunca me trouxeram satisfacao plena. Entao decidir a formacao meio que se tornou um drama na minha vida.

Eu finalmente tirei meu Associates Degree em Business em 2014, mas por varios motivos nessa vida minha transferencia pra tirar meu bacharel acabou ficando de lado. Mas minha hora chegou, e por um acaso aqui estou aos 32 anos de idade entrando na area academica novamente.

 E eu queria vir aqui dividir com meus leitores minhas expectativas, medos e alegrias desse momento. Existe o lado bom e ruim de fazer faculdade aos 30, pelo menos no meu ponto de vista.

LADO RUIM
  • Voce provavelmente sera a mais velha na sala de aula (ou uma das)
  • Voce ja ta numa idade de em que nao pode parar de trabalhar so pra estudar
  • Trabalhando 40hs por semana nao te permite se engajar tanto nas atividades extra-curriculares
  • A ansiedade de fazer novos amigos (e medo de nao fazer)
LADO BOM
  • Agora e pra valer, esse e o curso que voce buscava ha muito tempo (Eu acho lol)
  • Tudo que voce aprende agora faz muito mais sentido porque voce ja pode aplicar no trabalho
  • Voce vai aprender MUITA coisa nova
  • Ja esta madura o suficiente pra focar melhor no aprendizado
  • Seu network vai aumentar
  • Ha grande possibilidade de um diploma oferecer oportunidade de promocao no seu trabalho

No final das contas o lado ruim e muito pessoal, acho que depende muito dos seus objetivos e como voce encara a vida. Eu to sem tempo de me cocar mas eu to muito feliz de estar de volta a faculdade aos 30. Sinto que tudo que eu estou aprendendo nas aulas fazem muito mais sentido agora.

Nao me arrependo em nada por tudo que ja passei pra chegar ate aqui. Sei que serao anos de grandes desafios mas eu ja esperava por eles ha um tempo. Entao agora e maos a obra!

Tem alguem ai que voltou a estudar tambem? O que voces estao estudando? E que tipo de sentimento voces tiveram nos primeiros dias? Compartilhem comigo!

Eu sou Andrea, Recrutadora e Autora do Andrea Santana Blog.
Fique ligado diariamente através dos Instagrams: @asblog e @careercollab e Twitter @soul_drea. Inscreva-se também no canal do YouTube e nas paginas do Facebook AS Blog e Career Collab.

0
No tags 5 Comments 0
5 Responses
  • lucia santana
    September 14, 2017

    Muito orgulhosa por suas decisões! ! O aprendizado é uma constante por toda vida. Quando entrei numa faculdade aos 52 anos (licenciatura em ciencias da religiao) foi uma experiência que me rendeu conhecimentos e mudanças maravilhosas. Hoje agradeço a Deus pela oportunidade. Portanto, vá com Fé e vontade. Seu tempo está só começando. Te amo filha!!

    • Andrea
      September 15, 2017

      Mae a senhora eh e sempre foi inspiracao pra mim! Obrigada por sempre me apoiar! Te amo!

  • Izabelle Azevedo
    September 15, 2017

    Amiga, penso muito em voltar a estudar, pois um dos meus objetivos de vida sempre foi uma gradução – e enquanto a maioria sonhava com vestido Branco, eu sonhava com beca e canudo.

    Achei uma puta coragem sua, em todos os sentidos! Financeiro, tempo, idade, etc. Mas eu acredito que nunca é tarde pra se realizar um sonho! E vc tá no caminho certo! Força na peruca e vai!

    Xx

    • Andrea
      September 15, 2017

      Belle brigada amiga! Voce nao ta indo no rumo da beca AINDA mas nao ta parada esperando milagre acontecer, voce eh exemplo pra muita gente! Sucesso!

  • Rosane Calazans
    September 15, 2017

    Andrea, tenho 33 anos, prestes aos 34 e estou tentando concluir a minha graduaçao. Ouvir várias coisas e até hoje ouço sobre a idade. Pode ser até tarde SIM mas nada é impossível . A minha turma que já concluiu tinha uma colega de sala com 61 anos na época. Ela se formou e hoje tem três empregos. É tarde aos 30 anos? Claro que nao, nunca é tarde e sigo. Tive e tenho várias dificuldades Para concluir o meu, pois estudo na área de saúde e ainda trabalho. Nao é fácil, até me desanimei um pouco mas sigo em frente. Pois a única ajuda que tenho é de Deus. Boa sorte pra VC! Fé sempre.

What do you think?

Your email address will not be published. Required fields are marked *