DIY Como Escovar seu Cabelo

by Wednesday, January 20, 2016

This post is also available in: Inglês

Morar no exterior tem seus pros e contras, além de muito aprendizado. Eu acredito que passei a me conhecer melhor, entender mais meus desejos e necessidades e aprendi a priorizar. Como alguns serviços nos EUA são bem caros, eu aprendi a arte do DIY (Do it yourself = Faça você mesmo). E uma das coisas que eu aprendi foi fazer meu cabelo sozinha.

Pode parecer bobagem pra muita gente, mas eu sempre tive cabelo cacheado e aos 23 anos virei escrava da progressiva. No Brasil, mesmo tendo progressiva eu não fazia escova sozinha, ia sempre ao salão e pagava em torno de R$25.00 pelo serviço. Aqui nos EUA, uma escova (blowout) me custa no minimo $50, além da gorjeta (15% do valor no mínimo), venhamos e convenhamos, se você nāo está esbanjando dinheiro, esse valor pode pesar muito no bolso no fim do mês.

Como tudo novo, levou tempo e prática pra que eu dominasse a arte de escovar, e gente eu tenho que dar os parabéns aos cabelereiros do mundo, porque oh negócio cansativo isso, minha mão sempre fica dolorida. Também gostaria de dar parabens as mulheres que decidiram largar a progressiva e voltar aos cachos, muito respeito por você que passou pelo periodo de transição. Eu ainda não estou preparada pra isso, mas pretendo um dia.

Enquanto eu não volto aos cachos, resolvi compartilhar algumas dicas com vocês, dos produtos e técnicas pra fazer sua escova sozinha!

Produtos

Sleek & Shine Flat Iron Perfection da Garnier Fructis

Eu uso esse produto SEMPRE antes de usar secador. Ele serve pra protejer seus fios contra o calor do secador e da chapinha. Sabemos que esse processo vai sempre danificar seu cabelo, deixando mais ressecado, então é importante usar um protetor pra evitar que seu cabelo danifique mais rápido.

Aceite de Argan / Argan Oil da Octavio

Esse é o produto que eu uso após escovar e passar chapinha. Ele veio na minha Ipsy Bag de Setembro e depois que eu testei não quero mais outro. Passo sempre nas pontas e o restante encima. O cabelo fica macio e brilhoso. Também é importante pra manter a saúde dos fios após o aquecimento. Não conhece a Ipsy? Confere o post que fiz AQUI.

Secador

Eu uso um da marca Revlon, não me custou muito, mas funciona bem e há muito tempo. Mas eu acredito que secador é o tipo de produto que pode ser bem investido. Um bom secador que seja potente e dure faz toda a diferença.

Chapinha

Minha chapinha é da Remington, eu tenho ela há uns 6 meses, porque a que tinha antes parou de funcionar depois de 5 anos. Até agora não tenho do que reclamar. A base é de cerâmica, eu acho que proteje mais o cabelo.

Técnicas

  1. Primeiro de tudo, lembre-se prática é o segredo do sucesso. A primeira vez nunca vai ficar perfeito, principalmente se você nunca tentou na vida. Calma, com prática você vai chegar lá.
  2. Eu inicio aplicando o protetor contra calor em todo o cabelo, e separando a juba em 3 partes. Lado esquerdo, direito e franja.
  3. Vou trabalhando de baixo pra cima, mecha por mecha. No início é melhor que você faça mechas pequenas, mas com o tempo você consegue escovar uma mecha maior. Eu tenho mania de começar pelo lado esquerdo, é o lado que me sinto mais confortável e também o que tem mais cabelo.
  4. Eu escovo e prancho cada mecha. Prefiro fazer assim porque o resultado é bem mais eficaz. Se eu deixo tudo pra chapar só no fim, sinto como se estivesse começando tudo do zero. Mas você escolhe o método que for melhor pra você.
  5. Deixo o lado direito solto mas separado, e vou escovando as mechas de baixo pra cima. O couro cabeluto no topo da cabeça é a parte mais difícil pra mim, porque não consigo ver bem e é quando exercito mais meus braços. Então demoro um pouco mais nele.
  6. Depois de terminar o primeiro lado, inicio o lado direito. Repito o processo. E ao terminar eu escovo a franja.
  7. O último passo, é passar o aceite de argan, ou o seu óleo preferido. Basta espalhar um pouquinho nas mãos, e aplicar entre os fios começando das pontas. Quando sua mão já estiver quase seca você pode passar na parte de cima. Evite passar no couro cabeludo, porque isso pode causar muita oleosidade e até caspa.
  8. Voilaaaaa! Seu cabelo está pronto e liso.

 

Dicas Extras

Gente, eu sei que esse processo não é facil, me levou anos pra pegar o ritmo. No início eu levava 1 hora e meia nesse processo. Principalmente quando meu cabelo era comprido. Então, eu aconselho você ter calma e paciência consigo mesma, não se cobre pra que o resultado fique estilo de salão. E tire intervalos, pare e tome uma água, ou coma algo se estiver com fome.

É importante lembrar que você vai estar ali sozinha trabalhando, porque isso é um trabalho minha gente então ponha uma música que te anime. Eu gosto de ouvir forró e músicas latinas quando estou fazendo meu cabelo. Quem me acompanha no Snapchat: Dreatac, ja viu!

Mas não se distraia muito, ou do contrário vai passar horas fazendo isso, FOCO. Lembre-se que você é linda de todo jeito, e independente do cabelo liso ou cacheado o importante é se sentir bem.

Espero que tenham gostado das dicas!

Cheiros!

AS Blog - Before

AS Blog – Before

AS Blog - After

AS Blog – After

 

 

 

 

0
1 Response
  • Anhinha
    January 29, 2016

    Eu e meu cabelo estamos em crise, a rebeldia tomou conta dele, heheh…adorei o post, vou tentar domar o meu rebelde com as suas dicas…love you!!!! ❤️❤️❤️

What do you think?

Your email address will not be published. Required fields are marked *